sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

História do Murano



Murano é um pequeno arquipélago formado por sete ilhas, a apenas 1 km de distância de Veneza. Os objetos de vidro produzidos nesta região – através de uma técnica artístico-artesanal – são mundialmente conhecidos por sua qualidade e beleza. Esta técnica, milenar, se caracteriza pelo brilho intenso, pela leveza do material, pela criativa mistura de formas, texturas e, principalmente, por um bom gosto peculiar no uso das cores.

A técnica de moldar e dar cor ao vidro em Murano ficou tão famosa que várias réplicas e imitações começaram a aparecer. Fruteiras, vasos, pesos de livro, todo e qualquer objeto de decoração que já tivesse sido feito nas ilhas começou a ser produzido em grande escala. Por que já não era mais uma técnica, mas sim um estilo, associado à alta qualidade e beleza.

A arte de trabalhar o vidro remonta aos fenícios, aos egípcios e aos mesopotâmicos, mas foi em terras italianas que a herança vinda do Oriente foi aprimorada e adquiriu status.

Em 1291, os artesãos foram confinados nas ilhas, inicialmente, para guardar o segredo das belas peças, mas também para livrar Veneza do risco de incêndios, uma vez que todos os prédios da cidade eram construídos com madeira. Em Murano, as peças são produzidas com a areia do Mar Adriático – aquela parte do Mar Mediterrâneo ao lado da “bota” que o mapa da Itália forma – de onde é retirada a sílica, matéria-prima do vidro. Por ser uma região de águas calmas, a areia sofre menos atrito, o que resulta em uma maior qualidade para o trabalho dos artesãos.

Hoje, até mesmo a Itália importa peças de vidro, que não são os vidros de Murano, uma vez que por motivos óbvios, só é vidro de Murano o vidro feito em Murano. Mas a técnica, o trabalho artesanal, a característica artística do manuseio do vidro foram levados para diversas outras localidades, difundindo o trabalho mundo afora.

A maleabilidade do vidro proporciona um número sem fim de formas a serem moldadas, desde esculturas e vasos grandes e pesados, até delicadas contas, que são utilizados em joias e acessórios, e comercializados por todo Brasil.



Dicas de Decoração com Muranos









(

Nenhum comentário :